Adobe Illustrator CS6 - Novidades

Olá pessoal, depois de vermos um pouco sobre o After Effects, hoje venho falar sobre as novas ferramentas e desempenho desse aplicativo que desde que comecei a usar não parei mais.

Uma das vantagens da utilização do illustrator ao invés do Corel Draw para muitos usuários era a questão da estabilidade, o que realmente pude comprovar a alguns anos atraz agora como já tinha comentando anteriormente o Adobe Mercury Performance System está presente em praticamente ou quase todos os aplicativos da linha CS6, então além de um software extremamente confiável, temos agora muito mais velocidade em tarefas que antes demandavam muito processamento, principalmente quando precisamos usar muitos shadows, blurs, traçados complexos e etc. Não esquecendo que isso varia de acordo com a sua placa de vídeo, mas em termos de produtividade é fantastica a diferença nesse sentido.
http://wwwimages.adobe.com/www.adobe.com/content/dam/Adobe/en/features/illustrator/cs6/images/708x510/il-image-trace-708x510.jpg
 Pra começar acho que a mudança mais visível foi a interface remodelada, acho que a Adobe olhou bastante o Lightroom o que agradou muitos profissionais, eu pelo menos já curto muito mais telas mais escuras, sendo que você pode optar em deixa-la mais clara ou não. Além da aparência mais Dark vários painéis foram reajustados, ferramentas ocultas agora nós podemos coloca-las verticalmente ou horizontalmente, o que vai melhorar ainda mais a disposição dos nossos workspaces.

Edição inline em painéisMelhorias no painel TipoO painel de controle foi bem melhorado, agora em relação a paineis o que mais me chamou atenção foi que um problema que antes era a seleção de fonts direto no artboard agora foi solucionado, se escolhe direto ou apenas usando a seta no painel de Caractere.

 Outra questão tambem foi o de renomearmos os layers diretamente do painel de Layer ou camadas, até por que não entendia o porquê de não funcionar, mas agora ouviram os profissionais e já ta funcionando normalmente.

Criação de padrõesAlgo que não achava prático de se fazer era a criação de backgrounds com padrões ou patterns. Realmente era uma tarefa bem chatinha, eu particularmente não tinha muito êxito nessa tarefa, mas agora ficou extremamente fácil tanto de se criar quanto de se modificar o pattern.Você seleciona a imagem que deseja e manda o aplicativo gerar um comando de repetição, dai simplesmente precisa ajustar e deixar ao seu agrado, simples não?
http://wwwimages.adobe.com/www.adobe.com/content/dam/Adobe/en/features/illustrator/cs6/images/708x510/il-stroke-gradients-708x510.jpg


Strokes com gradientes, esse sim foi o novo recurso que mais gostei, outra tarefa que era hiper complicada de fazer, é lógico que existem muitas técnicas e formas maaas, mesmo assim não era algo tão simples, você joga o gradiente diretamente no contorno e apenas escolhe se ele seguirá ou não o caminho do traçado, vi algumas imagens fotorealisticas usando o gradiente em traçados e é fenomenal a produtividade que essa ferramenta trouce!

De acordo com a Adobe são mais de 40 melhorias, ferramentas novas e bugs corrigidos, ainda não vi todos mas estou ancioso para descobrir todos eles.

Todas as imagens aqui apresentadas foram retiradas do site da Adobe, assim como material de referência.


Comentários

Postagens mais visitadas