After Effects CS6 - Confira as novidades

Olá pessoal, seguindo com a série de materiais que vou estar falando sobre o CS6, vou começar pelo After Effects que já acompanho desde a versão 5.0 é que por mais que não tenham tido avanços na escola do photoshop esses fizeram valer a pena a atualização.


Achei bem interessante as novas ferramentas do After Effects CS6 a começar por um recurso que estava presente apenas no Adobe Premiere mas que agora tambem está incorporado ao AE, o Adobe Mercury Playback Engine que pra quem não conhece é um sistema que foi desenvolvido para acelerar o processo de 'renderização' para playback de vídeos no timeline. Pois com o advento das imagens em FullHD, 2k, 4k, tornava-se uma tarefa complicadíssima o simples fato de se exibir em tempo real um video o que em determinados formatos ainda existe esse problema, até pelo tamanho das imagens que hoje são infinitamente melhores e MAIORES. por isso esse sistema garante não total exibição em tempo real mas nos permite agilizar o processamento do mesmo com o auxílio da GPU da placa de vídeo, lembrando que as placas devem ter suporte para essa aceleração. Para quem quiser conferir uma lista de placas de vídeo nesse link do próprio site da adobe se encontram vários modelos. Outro detalhe é o maior aproveitamento da plataforma em 64bits que é obrigatória para esses novos aplicativos pela sua estrutura. Com esse recurso você não vai ganhar um novo efeito mas vai garantir uma edição sem a dor de cabeça de esperar a máquina processar minutos para um simples preview. 

http://wwwimages.adobe.com/www.adobe.com/content/dam/Adobe/en/features/aftereffects/cs6/images/feature-highlights/ae-top-new-features-cs6-207x116.jpg Câmera Tracker - Rastreador de câmera 3D

Quem já precisou fazer um tracking sabe que é uma tarefa as vezes bem cansativa se você não tiver boas soluções, achei fantastico o Stabilize inserido no CS5.5, agora além dele o Camera Tracker foi incorporado ao aplicativo. Você indica qual imagem será usada e ele faz o processo de captura da cena completa dai após alguns passos precisa-se apenas informar qual ponto 3d será usado para inserção de conteudo usando o mesmo movimento da camera na cena. Muitos chamam essa técnica de 2.5 pois trabalha-se em 3 dimensões mas com objetos planos. Um detalhe é que antes você precisaria comprar separadamente esse 'plugin' que é naturalmente da Foundry e agora esta vindo 'de fábrica' direto da Adobe. É realmente um sistema fantastico de captura de movimentos de cena.


Crie efeitos visuais com precisão melhorada e novas opções de criaçãoExtrusão 
 
É meus amigos, um recursos que a muito tempo já poderia ter sido colocado, mas como nunca é tarde agora a partir de um Shaper Layer você pode definir a opção de extrusão além de uma série de detalhes como Ambient, Specular Shininess, Reflection e muitos outros o que lógico não substitui um software 3d ou muito menos veio para tomar o lugar de algum mas sim para encurtar o processo de dependencia para tudo que tivesse profundade 3d, embora já existem a algun tempo plugins que fazem isso particularmente não gostei de usá-los mas agora sendo do próprio programa torna-se bem mais viável o uso desse recurso que tenho certeza que vou usar bastante e muitos usaram tambem.


Suavização de máscara variávelSuavização de máscara variável
 
Esse foi um dos recursos que mais gostei pois é uma ferramenta extremamente simples mas que é essencial na maioria dos processos dentro do AE. Agora nós podemos criar um conjunto de splines de forma totalmente independente onde temos total controle da suavização da máscara, o que garante uma aparência muito mais robusta e complexa se compararmos com a antiga versão, ou seja, agora temos vários níveis de feather dentro de uma máscara sem precisar fazê-la pelo photoshop.

Integração com o Adobe Illustrator Maior Integração com Adobe Ilustrator

Quando se trabalha com programas da mesma fámilia a garantia de integração entre eles é muito maior que quando usamos terceiros, por isso você agora além de usar mascaras direto do ilustrator, pode tambem converter qualquer objeto vetorizado para um Shape Layer, pra quem conhece as opções dele sabe o quantas possibilidades se ganhou agora, algo que valeu e muito ter sido feito.


Importação de arquivos Avid AAF e FCP 7 XML com o Pro Import AEImportação de arquivos Avid AAF e FCP 7 Xml

Quem trabalha com Mac e usa o Final Cut sabe que pra se importar uma sequencia do mesmo precisava-se anteriormente exporta-la como XML e importa-la no after com o auxílio de um script  que por muitas vezes era super complicado de achar, fazia essa 'ligação' entre dos softwares, agora basta você importar o xml e pronto. Vejo que dessa forma temos uma importação muito mais eficiente haja visto que agora não é apenas um script mas sim uma função própria do programa o que irá garanti um fluxo de trabalho muito mais seguro para quem trabalha com edição usando o Final Cut ou a Avid.

Outros recursos tambem incorporados foram 90 efeitos novos, além da suite da CycoreFx em HD, inicio do Mocha diretamente pelo after através do Track in Mocha AE, e algumas outras funcionalidades que ainda estou testando por aqui, mas até agora o resultado tem sido extremamente positivo quanto essa atualização, apenas o que diferente dos demais aplicativos poderia ter sido melhor aproveitado seria a interface do After, que pouco mudou em relação aos seus familiares.

Todas as imagens aqui contidas foram retiradas do site da adobe.com que foi usado tambem como referência para o mesmo.

Espero que tenham gostado e até a próxima.


Comentários

  1. Onde eu acho esse efeito de extrusão??

    ResponderExcluir
  2. Wesley, desculpa a demora agora que vi seu recado, você encontra essa opção dentro das opções do Shape Layer!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo não entendi direito, como usar esse efeito de extrusão. pode me ajudar.

    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas